• RODA DO MÊS

    Data: 04/11/2017 (Sábado)
    Horário: 15:30 as 17:00
    End: Av. Pres. Kennedy 1313
    Local: Academia Dynâmika

    Dúvidas?

    Entre em contato conosco pelos telefones:
    (41) 3014-9935 (Academia Dynâmika)
    (41) 99918-0679 (Professor Kaveira/Hairton)
    (41) 99990-1353 (Professor Boolha/Ronan)

Capoeira Regional

Escrito por Ronan Boolha Ligado . Publicado em HISTÓRIAS

 

Seu nome: Manoel dos Reis Machado, filho de Luiz Cândido Machado e de Dona Maria Martinha do Bonfim, nasceu no dia 23 de Novembro de 1900, no bairro do engenho Velho, Freguesia de Brotas, Salvador - Bahia.

O apelido de "BIMBA" resultou em uma aposta entre a sua mãe, Dona Martinha que acreditava que daria à luz a uma menina e por outro lado a parteira que o assistiu que seria menino. Na hora do nascimento a mãe pergunta para parteira e aí ganhei a aposta e a parteira responde, é "BIMBA" Dona Martinha. Bimba quer dizer o nome do órgão genital masculino no Nordeste, referindo-se às crianças.

Bimba começou seu aprendizado na Arte da Capoeira com 12 anos de idade, tendo como Mestre, um filho de africanos de nome Bentinho, que era capitão da Companhia de Navegação na Bahia. Seu aprendizado com Bentinho levou 4 anos, a partir deste período passou a transmitir os ensinamentos recebidos e ensinou Capoeira Angola na Capitania dos Portos da Bahia por 10 anos.

A Capoeira Regional surgiu com a fusão da Capoeira Angola e o Batuque, um certo tipo de luta que aprendeu com seu pai, que era campeão absoluto na Bahia, dando-lhe assim, uma roupagem nova, digna de admiração e respeito. A partir daí passou a se chamar "LUTA REGIONAL BAIANA" testando sua eficiência não apenas com capoeiristas e policiais agressores, mas, principalmente desafiando outros lutadores famosos de outras modalidades. Vencendo todas as lutas e quem mais tempo resistiu durou apenas 1 minuto e 10 segundos. Jornais da Bahia relataram seus feitos, fazendo alusão à sua coragem e bravura. Esta luta teve este nome por ser apenas praticada em Salvador, mais tarde com sua expansão passou-se a chamar CAPOEIRA REGIONAL.

Em 1932, fundou sua primeira academia no estilo Regional, no Engenho Velho de Brotas em Salvador, com o nome de CENTRO DE CULTURA FÍSICA REGIONAL BAIANA. A partir de então, iniciou-se sua ascensão, tornando-o famoso e ganhando vários títulos. Um deles é o de "Pai da Capoeira Moderna".

Em 1937, conseguiu o registro de sua academia junto à Secretaria de Educação, Saúde e Assistência Pública de Salvador, como reconhecimento de seu trabalho. E em 1942 fundou sua segunda academia no Terreiro de Jesus.

Cansado por falta de apoio dos poderes públicos da Bahia e enganado pelas promessas de seu aluno formado Oswaldo de Souza, que ministrava aulas em Goiânia, em janeiro de 1973 mudou-se para esta capital, na certeza de uma vida mais digna.

Em 15 de fevereiro de 1974, no Hospital das Clínicas de Goiania, morre Mestre Bimba vítima de um derrame cerebral, desgostoso pelas traições, falta de apoio e dificuldade financeiras.

 

FONTE: www.senzala.org.br [Mestre Elias]

 

Contato

Professor Kaveira (Hairton)

Tel:  +55 (41) 999 180 679 
Tel²: +55 (41) 3014-9935 (Academia. Dynâmika)
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Professor Ronan (Boolha)

Tel: +55 (41) 999 901 353
Email:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    


ENVIE SEU EMAIL CLIQUE AQUI!

Mapa da Academia Dynâmika